Beatificação de João Paulo 2º será transmitida pelo youtube


Seis anos após sua morte, o Papa João Paulo 2º será beatificado em Roma neste domingo. A cerimônia que fará de Karol Wojtyla um beato acontece em menos tempo do que o previsto pela Igreja Católica, que determina cinco anos entre a morte e o início do processo. No caso de João Paulo 2º, o processo começou meses após sua morte.

O papa polonês morreu em abril de 2005, mas continuou a ser venerado por muitos fiéis católicos. “Logo depois do seu sepultamento o povo dizia ‘santo súbito’, ou seja, santo já”, conta monsenhor Eder Amantéa reitor do seminário arquidiocesano Coração Eucarístico e pároco da paróquia Coração Eucarístico.
Por isso o religioso acredita que a beatificação do papa, também conhecido como João de Deus, foi uma decisão acertada da Igreja. O Papa Bento 16, atual líder da Igreja Católica, “atendeu o desejo do povo e também as normas canônicas, assim abriu o processo de beatificação” rapidamente, completou.

Modelo
Segundo ele, a beatificação é um passo muito importante para a igreja católica. “Quando a igreja declara uma pessoa bem aventurada ou santa o objetivo é mostrar aquela pessoa como modelo de vida cristã, aquele que seguiu Jesus Cristo de forma tão radical agora é santo”, explica Amantéa.

“A beatificação mostra para a igreja que estamos no mundo em que às vezes alguns valores não são considerados, como solidariedade, pressão, bem estar social”, explica monsenhor. “Então aquele que é bem aventurado tem esses valores e ensina que devemos buscar esse caminho. É assim que Jesus Cristo quer que a gente viva”, completa.

O Padre Valeriano dos Santos Costa, diretor da faculdade de teologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), diz que João Paulo 2º era considerado um missionário. Tinha um carisma muito grande e capacidade de “atrair multidões, especialmente os jovens” e a nomeação certamente irá trazer a juventude para mais perto da igreja. Wojtyla “teve um discurso muito ligado com jovens, convocando-os à santidade”, diz o Costa.

Declaração
Além da agilidade, outro fato que marca a beatificação de João Paulo 2º é que, “depois de muitos séculos, um papa vai beatificar seu antecessor”, comenta o padre. A cerimônia “é feita em celebração eucarística, após a leitura do evangelho, é feita uma declaração, que já está pronta”, ensina Costa. Após ser considerado beato, João Paulo 2º passa ser alvo do culto religioso.

Para ser considerado santo, o pontífice deve ser canonizado. Nessa fase, precisa ter mais um milagre confirmado, também realizado após sua morte. “A impressão que eu tenho é que a canonização vai ser muito rápida”, acredita Costa. “Ele faleceu em 2 de abril de 2005 e no mesmo ano foi aberto processo de beatificação, ele já se tornou bem aventurado” relembra.

“Esse processo [da beatificação] é mais longo, mas agora só depende de um milagre. Acredito que em pouquíssimos anos, mais de um ano já seja canonizado”, conclui o padre.

Beatificação X Canonização
A beatificação foi aceita após a comprovação de um milagre realizado após a morte do Papa. Em 2007, a freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de Mal de Parkinson curou milagrosamente da doença. Segundo a religiosa, a cura veio depois de orações e pedidos dirigidos a João Paulo II, poucos meses após a morte do pontífice.

Para a beatificação, primeiro passo no longo caminho até a canonização, que é quando o bem aventurado se torna santo, é preciso demonstrar que o candidato intercedeu por um milagre. Marie teve a doença diagnosticada em 2001. Em 2007, a religiosa decidiu contar à imprensa como havia melhorado "milagrosamente" depois que a doença se agravou, em 2005, ano da morte de João Paulo II.

Após dias de rezas e pedidos de toda a comunidade ao papa polonês, Marie Simon-Pierre conta ter deixado de sentir os sintomas da doença na madrugada entre os dias 2 e 3 de junho.

O caso da freira, que viu João Paulo II uma única vez em 1984, foi submetido à análise da Congregação da Causa dos Santos, que examinou e aprovou o milagre, após consultas junto a um conselho de especialistas médicos e teólogos.


Cerimônia
A cerimônia de beatificação acontece neste domingo, às 5h, horário do Brasil. O evento será transmitido ao vivo pela BandNews TV.

A Televisão Vaticana e a Rádio Vaticana anunciaram nesta sexta-feira que a cerimônia de beatificação do papa João Paulo 2º poderá ser assistida ao vivo pelo YouTube no domingo (1º) das 9h às 12h45 (4h às 7h45).




A cobertura poderá ser acessada pelo link em que são transmitidos os principais eventos ao vivo (www.youtube.com/live), e também ao vivo pelo canal YouTube criado pelo Vaticano para as celebrações da beatificação (www.youtube.com/giovannipaoloii), onde constam centenas de vídeos que documentam seu pontificado.

Fonte: Eband

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Obrigado pela visita, volte sempre!
Ajude-nos a divulgar o Açai Azedo.

Scroll to top