Aniversário de Belém: 500 farão a segurança da festa

Dia 11/01/2012 Abre a Festa de Belém

Em comemoração ao 396º aniversário da cidade, a Prefeitura de Belém prepara uma programação cheia de surpresas para os belenenses. Dentre os presentes que serão entregues a partir desta quarta-feira (11), a assinatura do projeto de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) é um deles, planejado para beneficiar mais de 600 mil pessoas que são usuárias do corredor de tráfego que vai de Icoaraci até São Brás.

Esse modelo de transporte rápido é construído sobre caneletas e possui um corredor de ônibus exclusivo, garantindo agilidade, com redução do tempo de viagem em até 70%. O novo corredor viário vai ligar o distrito de Icoaraci ao bairro de São Brás, terá paradas climatizadas a cada 700 metros e sistema de bilhete antecipado.

O projeto prevê três estações. Uma em São Brás, outra no Entroncamento e a última em Icoaraci. O sistema deverá atender toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Ao todo serão 20 quilômetros de pistas, monitoradas pelo Centro de Controle Automatizado com capacidade para atender cerca de 45 mil passageiros por hora.

A prefeitura também presenteará a cidade com 12 carros e 10 motocicletas para uso da Companhia Municipal de Transportes (CTBel) e Guarda Municipal de Belém (GMB). A entrega será na quinta-feira (12), a partir das 10 horas. Além disso, o prefeito inaugura no mesmo dia, a rua de número 2.500 do Programa de Asfaltamento da Prefeitura de Belém. A via foi toda pavimentada pela prefeitura e receberá o nome “Mário Andreazza”.

Comenda Francisco Caldeira de Castelo Branco será entregue no dia do aniversário de Belém
12 e 14 Viviane Batidão na Festa

Já se tornou tradição. A comenda de maior reconhecimento do Município de Belém, denominada Francisco Caldeira de Castelo Branco, será entregue no próximo dia 12. para 25 agraciados que se destacaram no ano de 2011. A medalha será entregue pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, em cerimônia especial de aniversário da cidade no Palácio Antônio Lemos, a partir das 19h.
A condecoração, que carrega o nome do fundador da capital paraense, já faz parte do calendário oficial de aniversário de Belém e com a outorga da comenda, a Prefeitura  homenageia  pessoas, estabelecimentos, instituições e autoridades que de alguma maneira contribuíram para o sucesso da Administração Municipal durante o ano de 2011.

Festa dos 396 anos terá o reforço de mais de 500 guardas municipais

O comando da Guarda Municipal de Belém (GMB) vai dispor de mais de 500 homens do seu efetivo para garantir a segurança dos eventos que vão celebrar os 396 anos da cidade de Belém. A programação festiva começa, nesta quarta-feira (11) e se estende até sábado(14), em várias partes da cidade com shows musicais, missa em Ação de Graças e entrega de viaturas e motocicletas para a própria GMB.

Nessa quarta-feira (11), a partir das 19 horas, 250 homens da Guarda com apoio de viaturas, motocicletas e cães vão se concentrar no entorno do palco da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), montado na avenida Pedro Miranda com a Travessa Alferes Costa. A cantora baiana Ivete Sangalo, trazida a Belém através de uma parceria formada por algumas empresas, fará a abertura musical da noite, seguida por bandas locais como Jeito Inocente.

Na quinta-feira (12), o grande dia do aniversário de Belém, pelo menos 50 guardas municipais vão estar a postos, a partir das 08 horas da manhã, no entorno da Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé) e do Palácio Antônio Lemos, onde acontecerá, respectivamente, às 08h e às 10h30, a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade e a entrega de 12 viaturas e 10 motocicletas. Com a nova frota de veículos operacionais, a GMB passará a contar com 18 viaturas e 21 motocicletas.

Ainda na quinta-feira (12), à noite, novamente 250 servidores da Guarda vão reforçar a segurança nas proximidades do palco da Prefeitura de Belém. Diversas atrações musicais são esperadas, dentre elas, as cantoras Fafá de Belém, Viviane Batidão e o Arraial do Pavulagem.

No terceiro dia de shows, 13, sexta-feira à noite, 30 guardas municipais do Rondac, com apoio de motocicletas, vão reforçar a segurança durante as apresentações da cantora Gaby Amarantos , Pinduca e outras atrações locais.

No sábado (14), pelos menos 60 homens dos grupamentos de Ações Táticas e Operacionais do GAT e Rondac vão se concentrar no Portal da Amazônia, na Avenida Bernardo Sayão, onde acontece uma extensa programação cultural das 10h às 16h.

Shows e exposições também celebram 396 anos de Belém.

Uma programação cultural composta por shows musicais e exposição fotográfica vai marcar a comemoração pelos 396 anos de aniversário de Belém. Várias parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada vão garantir quatro noites de shows, que acontecem dos dias 11 a 14 no palco da Prefeitura Municipal de Belém, na Avenida Pedro Miranda com a Travessa Alferes Costa.

As apresentações incluem nomes como das cantoras Fafá de Belém, Gaby Amarantos e Viviane Batidão, além das bandas Jeito Inocente, Nosso Tom, Cia do Techno, Arraial do Pavulagem e Tropa do Forró. A guitarrada do Mestre Curica será uma das atrações da terceira noite.

Dia 13, Gabi Amarantos
No dia 11, a abertura será feita pela cantora baiana Ivete Sangalo, que está sendo trazida a Belém através de uma parceria de algumas empresas, entre as quais uma cervejaria e duas construtoras. 

Na mesma noite do dia 11, em outro palco montado pela PMB, passam as bandas Jeito Inocente, Mizerê, Tropa do Forró e ainda a aparelhagem Rubi Boy. No dia 12, se apresentam as cantoras Fafá de Belém, Viviane Batidão, o cantor Tiago Costa e as bandas ARK, Ravelly, Cia do Techno, Nosso Tom e Arraial do Pavulagem. A noite será fechada pela aparelhagem Novo Príncipe.

Já no dia 13, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a PMB apresenta a cantora Gaby Amarantos, o cantor Pinduca e o grupo Arraial do Pavulagem. A noite encerra com a guitarrada do Mestre Curica. Por fim, no dia 14 a programação acontece durante o dia, a partir das 10 horas, com várias das atrações do primeiro e do segundo dia e atendimentos à população.

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, ressalta a importância das parcerias nas comemorações do aniversário da cidade. “Essas parcerias são importantes para que empresas e entidades que têm carinho por Belém também possam participar e ajudar a Prefeitura a dar esses presentes para a população nos 396 anos da nossa cidade”, explica.

Fotografias - Paralelamente uma exposição de fotografias antigas de Belém acontece nas praças Brasil (dias 8 a 11), Dom Pedro II e Praça do Operário (dias 9 a 13) e ainda na Praça Batista Campos (dias 12 a 15). Em parceria com a Vale, a exposição será interativa e reproduz pontos turísticos e históricos de Belém em grandes painéis.

Com altura de 2,90x2,20 de largura, os painéis servirão de pano de fundo para que os visitantes possam tirar fotos individuais ou com a família. As fotos serão impressas e entregues na hora em uma moldura produzida especialmente para celebrar o aniversário de Belém.

Confira a programação de shows:

Dia 11 de Janeiro (a partir das 19h30)
– Aparelhagem Rubi Boy – Abertura
– Banda Tropa do Forró
– Banda Jeito Inocente
– Banda Mizerê
– Ivete Sangalo
– Aparelhagem Rubi Boy

Dia 12 de Janeiro (a partir das 19h30)
– Aparelhagem Novo Príncipe – Abertura
– Viviane Batidão
– Tiago Costa
– Banda ARK
– Banda Nosso Tom
– Banda Ravelly
– Fafá de Belém
– Cia do Techno
– Arraial do Pavulagem
– Aparelhagem Rubi Boy

Dia 13 de Janeiro (a partir das 17 horas)
– Mestre Curica (com Guitarrada)
– Pinduca
– Gaby Amarantos
– Arraial do Pavulagem

Dia 14 de Janeiro (A partir das 10 horas)
– Viviane Batidão
– Forró Balançar
– Banda Mizerê
– Banda Badalauê

Fonte: Organizações Rômulo Maiorana

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Obrigado pela visita, volte sempre!
Ajude-nos a divulgar o Açai Azedo.

Scroll to top