Saiba quem são os mais procurados pelo FBI após morte de Bin Laden

Veja as recompensas que o governo americano oferece pelos dez principais terroristas do mundo.

Após a morte do fundador e líder da rede Al-Qaeda, Osama bin Laden, o FBI (polícia federal americana) atualizou sua lista de terroristas mais procurados. O ranking era encabeçado por Bin Laden - e, agora, a palavra "Falecido" consta no perfil do líder da organização extremista.
O egípcio Ayman Al-Zawahiri, tido como o braço-direito de Bin Laden na Al-Qaeda e possível novo líder da organização, poderá se tornar o principal alvo na lista de homens responsabilizados pelos Estados Unidos por atividades terroristas.

Conheça os dez mais procurados pelo FBI, listados de acordo com o valor da recompensa oferecido por informações que levem às suas capturas, e pela gravidade das acusações contra eles:

Ayman Al-Zawahiri 
Considerado o "número dois da al-Qaeda" e braço direito de Osama bin Laden, ele já estava na lista nos 22 terroristas mais procurados anunciada pelo governo americano em 2001, e permanece no ranking. Um prêmio de US$ 25 milhões (cerca de R$ 39 milhões) é oferecido por sua captura - mesmo valor que era oferecido por Bin Laden.

Para alguns especialistas, o cirurgião oftalmologista egípcio é o mentor ideológico da Al-Qaeda e o "cérebro operacional" dos ataques de 11 de Setembro de 2001. Ele é formalmente acusado pelos Estados Unidos de participar dos ataques às embaixadas americanas em Dar es Salaam, na Tanzânia, e em Nairóbi, Quênia, em 7 de agosto de 1998.

Entre 2003 e 2010, Zawahiri foi um dos porta-vozes mais proeminentes da Al-Qaeda, aparecendo em 40 vídeos da organização. Ele foi visto pela última vez na cidade de Khost, no Afeganistão, em 2001, e se escondeu depois que o governo americano tirou o Taleban do poder.

Acredita-se que o médico egípcio esteja escondido nas regiões montanhosas da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. No entanto, há relatos de que sua esposa e filhos foram mortos em um ataque aéreo americano em 2001.

Ayman Al-Zawahiri foi condenado à morte - à revelia, sem estar presente no tribunal - por uma corte no Egito. A Justiça egípcia o acusa por atos cometidos pelo grupo Jihad Islâmica Egípcia (EIJ, na sigla em inglês), que ele fundou nos anos 1990.
Fonte: IG

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Obrigado pela visita, volte sempre!
Ajude-nos a divulgar o Açai Azedo.

Scroll to top