A maldição do superman

Com certeza muitos já ouviram falar de muitas maldições de produções cinematrográficas como, por exemplo as mortes relacionados ao elenco do filme "O Exorcista".

O que muitos não sabem é que a imortalidade do homem de aço nas películas cinematográficas já custou a vida de muitos pessoas e até hoje muitos atores recusam o papel nos cinemas.


Não são poucas as notícias sobre recusas quando o assunto é o super homem, conforme mostra a notícia do site cineclick. E a lista de recusas inclui nomes famosos como Ashton Kutcher,  Jude Law, Ben Afleck e Kristen Stewart. Existe alguma razão para isto? Bem, a suposta maldição envolvida diz respeito à uma série de desgraças financeiras e profissionais que atingiram certas pessoas envolvidas em alguma adaptação audiovisual do super herói, em especial os protagonistas das produções cinematográficas.

De acordo esta a teoria, a possibilidade de estrelar o homem mais forte da terra tem um custo: se não a morte prematura o prejuízo é físico, pessoal ou profissional. Apesar disso, a teoria é um tanto quanto questionável já que muitos atores que já estrearam  o herói, como Dean Cain, Brandon Routh e Tom Welling ainda não foram prejudicados pelo fenômeno. 

A lista é grande e vai muito além das telonas. Não só envolve os criadores do herói Siegel & Shuter como este terrível acidente da Montanha Russa chamada "Homem de Aço" em homenagem ao herói. Precisei enxugar um pouco e colocar os casos mais relevantes. Segue abaixo alguma das  aparentes vitimas da maldição:

O ator George Reeves,  foi um dos primeiros a atuar em uma série como o super homem. Assim como o seus companheiros de maldição tinha uma carreira de sucesso antes de interpretar o herói na televisão, o seu último trabalho em vida. Em 16 de junho de 1959, Reeves foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles com um tiro na cabeça. Embora haja controversas se  o ator tenha sido assassinado ou se foi  ele próprio que deu fim a sua existência,  o que se sabe é que  após o cancelamento da série "As Aventuras do Super-Homem", o ator não conseguiu mais trabalhos e algum tempo depois foi encontrado morto com um tiro na cabeça.


Cristopher Reeve
Talvez o caso mais famoso de celebridades relacionados ao super herói que se envolveram em problemas, o ator Cristopher Reeve ficou tetraplégico após fraturar a coluna em um acidente com cavalo e morreu de infarte devido ao seu frágil estado de saúde. Coincidência ou não, depois da morte do marido a esposa do ator foi diagnostica com um câncer terminal e também morreu.





Margot Kidder
A atriz Margot Kidder desempenhou  Louis Lane, a amorosa do herói, no mesmo filme em que o acidentado Cristopher Reeve. Assim como outros que integram esta lista, nunca mais teve êxito em sua carreira após o trabalho. Além disso, pouco tempo após o filme sofreu um acidente e ficou afastada por anos. Quando retornou passou por sérios problemas psiquiátricos e foi diagnosticada como maníaca depressiva. Durante um surto, ficou desaparecida por vários dias. Quando foi encontrada seus cabelos haviam sido arrancados por ela com uma lâmina de barbear e ela não tinha nenhuma lembrança de seus dias em falta.

Marlon Brando
Embora mais conhecido pelo seu papel em O Poderoso ChefãoBrando foi o pai do herói também no mesmo filme de 1978 que relaciona o acidentado Cristopher Reeve e a mal sucedida Margot Kidder. O ator Marlon Brando, por sua vez, colecionou tragédias em sua vida. A princípio seu filho esteve envolvido e preso devido a uma trama de assasisnato do cunhado. A filha de Brando, a então viuva, perdeu seu filho para a família do ex-esposo assassinado e após um longo período de depressão suicidou-se. Além de todos estes problemas familiares quando ator decidiu se afastar do mundo dos cinemas desenvolveu doenças sérias como câncer e diabetes que culminaram em sua morte.

Lee Quigley
Ainda bebê desempenhou o herói chegando ao planeta. Após os filmes os pais da criança se separaram  e ele foi viver com os avós em Londres. Morreu curiosamente ao 14 anos por uma intoxicação por vício de cheirar cola (isso mesmo aquela goma branca de colar papel!).


Richard Pryor
O famoso comediante estreou o personagem Gus Gorman no filme Superman III (1983). Sua vida  após o filme esteve relacionada com vício de droga, tentativa de suicídio e o desenvolvimento de esclerose múltipla. Por fim morreu de enfarte.


Lane Smith
Lane Smith desempenhou Perry White, a chefe do jornal Clarim Diário na serie de televisão: Lois & Clark: The New Adventures of Superman. Foi diagnosticado com Escleroses Lateral Amiotrófica e morreu dois meses depois.

Os dublês

Christopher Sayourum experiente dublê, aos 35 anos, era responsável por desempenhar as cenas de Tom Welling (Clark Kent no seriado Smallville). O profissional sofreu fraturas multiplas e lesões internas  em um acidente ao filmar um episódio que iria ao ar em julho de 2005. O acidente foi descrito por  testemunhas como um "acidente bizarro".  Mesmo após um ano meio, Sayour ainda não conseguiu voltar e até hoje recupera das fraturas que o impedem de desempenhar projetos.

Bill Stewart, dois anos antes de Sayour sofreu um acidente nas filmagens de Smallville também. O dublê foi internado com corte profundo e sérios quando desempenhou uma cena em que deveria pular por uma janela e o vidro não se despedaçou por completo ao contato..

Filme: Superman, O Retorno
De acordo com o site do BBC abaixo, o produtor Rob Burnett foi surpreendido por uma gangue no período de filmagens de filme. No assalto teve suas costelas quebradas e lesões nos oculares.

O editor Adam Robitel danificou sua espinha e perfurou um pulmão ao cair de uma janela.

O cameraman Todd Stanley sofreu uma fratura no crânio e a perda da ponta do um dedo mindinho, quando ele caiu pelas escadas abaixo na filmagem do longa.



Embora o exposto sugira a possibilidade de que exista uma verdadeira maldição, as opiniões se dividem e a própria "vítima" Margot é uma das defensoras do fim do boato. Pelo bem ou pelo mal, muitos atores preferem não correr o risco e até hoje o assunto é um tabu para muitos.Tanto é que o filme "Superman, Returns" levou um período de 16 anos para ser feito pela dificuldade em contratar um elenco. Para aqueles que se interessarem os artigos abaixo (em inglês) mostram essa e muitas outras histórias relacionados.

Fonte: BBC

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

1 comentários :

  1. depois que li este artigo...meu not começou a dar pau..muito sinitro!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, volte sempre!
Ajude-nos a divulgar o Açai Azedo.

Scroll to top