Maçonaria dentro de Igrejas Evangélicas, Batista e Presbiteriana são as preferidas

Considerada pagã pela maioria dos evangélicos, entidade abriga muitos crentes em suas fileiras


Ela costuma causar nos crentes um misto de espanto e rejeição. Pudera – com origens que se perdem nos séculos e um conjunto de ritos que misturam elementos ocultos, boa dose de mistério e uma espécie de panaceia religiosa que faz da figura de Deus um mero arquiteto do universo, a maçonaria é normalmente repudiada pelos evangélicos.

Contudo, é impossível negar que a história maçônica caminha de mãos dadas com a do protestantismo. Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês.

Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para crescer em nações de tradição protestante, como o Reino Unido e a Alemanha, e mais tarde nos Estados Unidos, com a colonização britânica. Essa relação, contudo, jamais foi escancarada. Muito pelo contrário – para a maior parte dos evangélicos, a maçonaria é vista como uma entidade esotérica, idólatra e carregada de simbologias pagãs.

Isso tem mudado nos últimos tempos. Devido a um movimento de abertura que atinge a maçonaria em todo o mundo, a instituição tem se tornado mais conhecida e perde, pouco a pouco, seu aspecto enigmático. Não-iniciados podem participar de suas reuniões e cada vez mais membros da irmandade assumem a filiação, deixando para trás antigos temores – nunca suficientemente comprovados, diga-se – que garantiam que os desertores pagavam a ousadia com a vida. A abertura traz à tona a uma antiga discussão: afinal, pode um crente ser maçom? Na intenção de manter fidelidade à irmandade que abraçaram, missionários, diáconos e até pastores ligados à maçonaria normalmente optam pelo silêncio. Só que crentes maçons estão fazendo questão de dar as caras, o que tem provocado rebuliço.

A Primeira Igreja Batista de Niterói, uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro, vive uma crise interna por conta da presença de maçons em sua liderança. A congregação já estuda até uma mudança em seus estatutos, proibindo que membros da sociedade ocupem qualquer cargo eclesiástico.

Procurada por CRISTIANISMO HOJE, a Direção da congregação preferiu não comentar o assunto, alegando questões internas. Contudo, vários dos oficiais da igreja são maçons há décadas: “Sou diácono desta igreja há 28 anos e maçom há mais de trinta. Não vejo nenhuma contradição nisso”, diz o policial rodoviário aposentado Adilair Lopes da Silveira, de 58 anos, mestre da Loja Maçônica Silva Jardim, no município de mesmo nome, a 180 quilômetros da capital fluminense.

Adilair afirma que há maçons nas igrejas evangélicas de todo Brasil, dezenas deles entre os membros de sua própria congregação e dezesseis entre os 54 membros da loja que frequenta: “Por tradição, a maioria deles é ligada às igrejas Batista ou Presbiteriana. Essas são as duas denominações em que há mais a presença histórica maçônica”, informa.

Um dos poucos crentes maçons que se dispuseram a ser identificados entre os 17 procurados pela reportagem, o ex-policial acredita que a sociedade em geral, e os religiosos em particular, nada têm a perder se deixarem “imagens distorcidas” acerca da instituição de lado. “Há preconceito por que há desconhecimento. Alguns maçons, que queriam criar uma aura de ocultismo sobre eles no passado, acabaram forjando essa coisa de mistério”, avalia. “Já ouvi até histórias de que lidamos com bodes ou imagens de animais.

Isso não acontece”, garante. Segundo Adilair, o único mistério que existe de fato diz respeito a determinados toques de mão, palavras e sinais com os quais os maçons se identificam entre si – mas, segundo ele, tudo não passa de zelo pelas ricas tradições do movimento, que, segundo determinadas correntes maçônicas, remontam aos tempos do rei hebreu, Salomão. E, também, para relembrar tempos difíceis. “São práticas que remontam ao passado, já que nós, maçons, fomos muito perseguidos ao longo da história”.

Adilair adianta que não aceitaria uma mudança nos estatutos da igreja para banir maçons da sua liderança. Tanto, que ele e seus colegas de diaconato que pertencem ao grupo preparam-se para, se for o caso, ingressar na Justiça, o que poderia desencadear uma disputa que tende a expor as duas partes em demanda. Eles decidiram encaminhar uma cópia da proposta do regimento ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter. “Haverá uma enxurrada de ações na Justiça se isso for adiante, não tenho dúvidas”, afirma o diácono. A polêmica em torno da adesão de evangélicos à maçonaria já provocou até racha numa das maiores denominações do país, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), no início do século passado (ver abaixo).

O pastor presbiteriano Wilson Ferreira de Souza Neto, de 43 anos, revela que já fez várias entrevistas com o intuito de ser aceito numa loja maçônica do município de Santo André, região metropolitana de São Paulo. O processo está em andamento e ele apenas aguarda reunir recursos para custear a taxa de adesão, importância que é usada na manutenção da loja e nas obras de filantropia: “Ainda não pude disponibilizar uma verba para a cerimônia de iniciação, que pode variar de R$ 1 mil a cinco mil reais e para a mensalidade. No meu caso, o que ainda impede o ingresso na maçonaria é uma questão financeira, e não ideológica” diz Wilson, que é mestre em ciências da religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e estuda o tema há mais de uma década



“Pessoas próximas sabem que sou maçom e isso inclui vários membros de minha igreja”, continua o religioso. “Alguns já me questionaram sobre isso, mas após várias conversas nas quais eu os esclareci, tudo foi resolvido”. Na mesma linha vai outro colega de ministério que prefere não revelar o nome e que está na maçonaria há sete anos. “Tenho 26 anos de igreja, seis de pastorado e posso garantir que não há nenhuma incompatibilidade de ser maçom e professar a fé salvadora em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador”, afirma. Ele ocupa o posto de mestre em processo dos graus filosóficos e diz que foi indicado por um pastor amigo. “Só se pode entrar na maçonaria por indicação e, não raro, os pastores se indicam”. Para o pastor, boa parte da intolerância dos crentes em relação à maçonaria provém de informações equivocadas transmitidas por quem não conhece suficientemente o grupo.

SEM CAÇA ÀS BRUXAS”

Procurados com insistência pela reportagem, os pastores Roberto Brasileiro e Ludgero Bonilha, respectivamente presidente e secretário-geral do Supremo Concílio da IPB, não retornaram os pedidos de entrevista para falar do envolvimento de pastores da denominação com a maçonaria. Mas o pastor e jornalista André Mello, atualmente à frente da Igreja Presbiteriana de Copacabana, no Rio, concordou em atender CRISTIANISMO HOJE em seu próprio nome. Segundo ele, o assunto é recorrente no seio da denominação.

“O último Supremo Concílio decidiu que os maçons devem ser orientados, através do Espírito Santo, sem uso de coerção ou força, para que deixem a maçonaria”, conta Mello, referindo-se ao Documento CIV SC-IPB-2006, que trata do assunto. O texto, em determinado trecho, considera a maçonaria como uma religião de fato e diz que a divindade venerada ali, o Grande Arquiteto do Universo, é uma entidade “vaga”, sem identificação com o Deus soberano, triúno e único dos cristãos.

O pastor, que exerce ainda o cargo de secretário de Mocidade do Presbitério do Rio, lembra que, assim como as diferentes confissões evangélicas têm liturgias variadas e suas áreas de conflito, as lojas maçônicas não podem ser vistas em bloco – e, por isso mesmo, defende moderação no trato da questão. “Vejo algum exagero na perseguição aos maçons, pois estamos tratando de um problema de cem anos atrás, deixando de lado outros problemas reais da atualidade, como a maneira correta de lidar com o homossexualismo”.

O pastor diz que há mais presbíteros do que pastores maçons – caso de seu pai, que era diácono e também ligado à associação. “Eu nunca fui maçom, mas descobri coisas curiosas, como por exemplo, o fato de haver líderes maçons de várias igrejas, inclusive daquelas que atacam mais violentamente a maçonaria. “Não acredito que promover caça às bruxas faça bem a nenhum grupo religioso”, encerra o ministro. “Melhor do que aprovar uma declaração contra alguém é procurá-lo, orar por ele, conversar, até ganhar um irmão.”

O presidente do Centro Apologética Cristão de Pesquisa (CACP), pastor João Flávio Martinez, por sua vez, não deixa de fazer sérios questionamentos à presença de evangélicos entre os maçons. “O fato é que, quando falamos em maçonaria, estamos falando de outra religião, que é totalmente diferente do cristianismo. Portanto, é um absurdo sequer admitir que as duas correntes possam andar juntas”. Lembrando que as origens do movimento estão ligadas às crenças misteriosas do passado, Martinez lembra o princípio bíblico de que não se pode seguir a dois senhores. “Estou convencido de que essa entidade contraria elementos básicos do cristianismo. Ela se faz uma religião à medida que adota ritos, símbolos e dogmas, emprestados, muitos deles, do judaísmo e do paganismo”, concorda o pastor batista Irland Pereira de Azevedo.

Aos 76 anos de idade e um dos nomes mais respeitados de denominação no país, Irland estuda o assunto há mais de três décadas e admite que vários pastores de sua geração têm ou já tiveram ligação com a maçonaria. Mas não tem dúvidas acerca de seu caráter espiritual: “Essa instituição contraria os mandamentos divinos ao denominar Deus como grande arquiteto, e não como Criador, conforme as Escrituras”. Embora considere a maçonaria uma entidade séria e com excelentes serviços prestados ao ser humano ao longo da história, ele a desqualifica do ponto de vista teológico e bíblico. “No meu ponto de vista, ela não deve merecer a lealdade de um verdadeiro cristão evangélico. Entendo que em Jesus Cristo e em sua Igreja tenho tudo de que preciso como pessoa: uma doutrina sólida, uma família solidária e razão para viver e servir. Não sou maçom porque minha lealdade a Jesus Cristo e sua igreja é indivisível, exclusiva e inegociável.”



Ligações perigosas

Crentes reunidos à porta de templo da IPI nos anos 1930: denominação surgiu por dissidência em relação à maçonaria.



As relações entre algumas denominações históricas e a maçonaria no Brasil são antigas. Os primeiros missionários americanos que chegaram ao país se estabeleceram em Santa Bárbara (SP), em 1871. Três anos depois, parte desses pioneiros, entre eles o pastor Robert Porter Thomas, fundou também a Loja Maçônica George Washington naquela cidade. O espaço abrigou, em 1880, a reunião de avaliação para aprovação ao ministério de Antônio Teixeira de Albuquerque, o primeiro pastor batista brasileiro. Tanto ele quanto o pastor que o consagrou eram maçons.

Quando o missionário americano Ashbel Green Simonton (1833-1867) chegou ao Brasil, em 12 de agosto de 1859, encontrou, na então província de São Paulo, cerca de 700 alemães protestantes. Sem ter onde reuni-los, Simonton – que mais tarde lançaria as bases da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) – aceitou a oferta de maçons locais que insistiram para que ele usasse sua loja, gratuitamente, para os trabalhos religiosos. A denominação, que abrigava diversos maçons, sofreu uma cisão em 31 de julho de 1903. Um grupo de sete pastores e 11 presbíteros entrou em conflito com o Sínodo da IPB porque a denominação não se opunha a que seus membros e ministros fossem maçons. Foi então fundada a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI).

Ultimamente, a IPB vem reiteradamente confirmando a decisão de impedir que maçons exerçam não só o pastorado, como também cargos eclesiásticos como presbíteros e diáconos. As últimas resoluções do Supremo Concílio sobre o assunto mostram o quanto a maçonaria incomoda a denominação. Na última reunião, ficou estabelecida a incompatibilidade entre algumas doutrinas maçons e a fé cristã. Ficou proibida a aceitação como membros à comunhão da igreja de pessoas oriundas da maçonaria “sem que antes renunciem à confraria” e a eleição, ao oficialato, de candidatos ainda ligados àquela entidade.

Marcelo Barros
www.acaiazedo.blogspot.com

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

43 comentários :

  1. Se hj o protestante tem liberdade de culto é porque irmãos maçons pegaram em armas para defender a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

    ResponderExcluir
  2. Esse mundo tá nivelado por baixo mesmo. Até a maçonaria agora se rebaixando dessa forma.Mas uma coisa a maçonaria têm em comum com igrejas evangélicas: a forma como se apartam da sociedade, se julgando especiais e superiores ao resto dos mortais. Elitismo vs fanatismo. Mas é só isso...

    ResponderExcluir
  3. Maçonaria, uma forma do diabo mostrar que tem poderes para fazer o homem se sentir poderoso, mas que na verdade, engana o égo do infeliz, fazendo ele achar que realmete não precis de Deus e q ele próprio é capaz de mudar o mundo, ou o furuto!!!
    Amigo, só jesus é o Caminho, e não importa o quantas e nem o tamanho dessas organizações secretas se escondem atrás desta cosnpiração mindial.
    Jesus lhes ensina a se desprender das coisas, para as pessoas não se entregarem ao desespero ao perderem tudo, pq o homem tem posto o seu coração nas coisas materiais, e nas coisas em que seu égo e orgulho se sentem bem e seguros.... falsa segurança do coração humano.
    Aí vem muitos ocultitas, Iluminatis, reptilianos, extraterrestres, maçõnarias e o diabo a quatro, e envolvem a mente eo corção do homem com mentiras, que fazem muitos a creditar nestas bobagens ao invés de crerem na unica pura e simples verdade:
    "O homem foi criado por seu para ser sua familia, desde que obedecessem seus mandanetos por amor, mas por querer ser melhor do que de Deus e aprender as coisas e a ser sabios aos seus próprios olhos, ohomem estregou este mundo na mão do diabo, ao pecar e ir contra a vontade, de Deus...
    Agora, acreditar em mentiras de esotéricos e ETes é mais facil!!!

    Que Deus e Jseus possam abrir suas mentes e corções, antes que seja mais tarde do que já é no momento!!!

    ResponderExcluir
  4. Não respeitam nem a Maçonaria mais...

    ResponderExcluir
  5. Ela nunca foi nada além de uma forma de ocultar malfeitores interessados somente na conspiração de controle mindial unificado, e que por sinal está ficando mais real a cada dia.
    E falam que é melhoria pra humanidade... melhoria sim, para interesses pessoais da causa Uni Mundi. Não passa de mais um instrumento de manipulação do diabo!!!
    que fiquem vcs com suas terias de reeencarnação e de outras vidas:
    "Pois ao homem é dado morrer uma vez, vido após isso o Juizo!!!"
    Reflitam e aceitem, se tiverem coragem!!!

    ResponderExcluir
  6. Aí vem um MALUCO ou outro e fala:
    Quanta beteira...

    Se não é pra ver a opnião dos outros, é melhor nem postar!!!

    Agora, que uma mentira não deve prevalecer, claro que isso não!!

    ResponderExcluir
  7. Engraçado! Qual o porque que ninguém que desceu o porrete na Maçonaria teve coragem suficiente de postar exibindo o próprio nome? Falar abobrinha de coisas das quais não se conhece é muito fácil, ainda mais ocultando sua identidade. Gostaria que fossem suficientemente racionais e provassem cada uma de suas alegações. Provem, por favor, que a Maçonaria é coisa do diabo. Provem que nas reuniões nós montamos em bode, ou bebemos sangue ou fazemos até mais do que a imaginação fértil desse povo ignorante é capaz de pensar. Provem, eu desafio! E, por favor, não me venham com argumentos de Tio Chico, Pastor Saad, Site Espada do Espírito e outros lenga-lengas que existem por ai, que cansam e enchem o saco de qualquer um. O ônus da prova cabe a quem acusa. Então provem. Ou então vão cuidar de suas vidas, que nós maçons estamos fazendo nossa parte.

    ResponderExcluir
  8. O primeiro a comentar lá ta de brincadeira né?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    só pode ser piada o q ele disse hahahaha
    "os irmãos maçons pegaram as armas para defender bla bla bla bla..
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    VELHO VAI SE FUDE

    ResponderExcluir
  9. PEGAM SEU SANGUE E INJETAM EM UM BODE PRETO,E DEPOIS INJETAM SANGUE DO BODE EM VOCÊ.AÍ VOCÊ JÁ TEM UMA IDÉIA DO QUE ESPERAR DA MAÇONARIA....TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES....

    ResponderExcluir
  10. VÃO NO YOUTUBE E VEJAM O DEPOIMENTO DO EX BRUXO PAI CHICO....

    ResponderExcluir
  11. Maçonaria não é uma sociedade dentro da Igreja evangélica, é a igreja evangélica que está dentro da maçonaria. A maçonaria já era uma sociedade global qndo os evangélicos ainda estavam aprendendo a ler ( coisa que não aprenderam [infelizmente] até hoje); E veja bem, a maçonaria é uma sociedade de livres-pensadores, coisa que um bitolado fanático nunca entenderá. Vocês que falam tanto da maçonaria, se guiam apenas pela midiatico tema, nada sabem ou procuram saber sobre esta. Sempre os mesmo argumentos, mesmas falas, mesmo conteúdo vazio, quando vocês deixaram de ser tão egocêntricos e mesquinho, partindo para uma evolução de consciência q o Grande Mestre nos ensinou? Putz quanta decepção sinto pela sociedade evangélica.

    ResponderExcluir
  12. Infelismente é verdade , pastores famosos são maçõns , como posso sentir a energia das pessoas , ele são sempre os mesmos e estão em todos os lugares . Só que um cristão pentecostal jamais vai poder ser maçon , porque a maçonaria aceita pessoas de todos os tipos , e a palavra de Deus é bem clara , aquele que se diz amigo do mundo , constitui - se inimigo de Deus . Não da para um cristão viver lado a lado com um satânico , mesmo a maçonaria não sendo religião , só o fato de ela permitir todos os tipos de pessoas boas e más , e não reconhecer que Jesus é a salvação e ressucitou , isso já é o suficiente para um cristão fiel e pentecostal , não aceitar isso , e eles estão dentro das igrejas sim , sinto a presença deles , e sempre é igual , eles são todos iguais . Más são pouco ou quase ninguém que vai me entender , somente com o dom da dicernissão dos espiritos para alguém me entender .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ENTENDO VC, SÓ DEVEIRA ERA FAZER UM MANIFESTO POSTANDO SITES PARA ABRIR OS OLHOS DAS PESSOAS DAQUELAS QUE QUEREM TIRAR A CEGUEIRA DA VISÃO E ENXERGAR. AI POSTAVA SITES E DAI PODERIAMOS TER UMA BASE DO NIVEL ESPIRITUAL E DE CONHECIMENTO QUE AS PESSOAS SE ENCONTRAM AÍ VC ESTARIA A AJUDANDO O MUNDO E A SOCIEDADE ALGUNS SE SALVAREM. CONTE COMIGO.

      Excluir
  13. povo de Deus
    pesquisem um pouco mas sobre eles, estudem sobre o assunto,não falem leviana mente e verão q nesse meio existem os reis q sabem tudo e os peões q apenas pensão q sabem algo e executam ordens, povo de Deus não adianta ficar discutindo por comentarios e hora agir !

    ResponderExcluir
  14. PROCUREM SABER DA VIDA DOS MAÇONICOS, TRABALHEI EM CONTABILIDADE E CONHEÇO CENTENAS DELES, TODOS EMPRESARIOS: SAO SONEGADORES (LADROES PERANTE A LEI), AGRESSIVOS COM A FAMILIA, IRRITANTES E MENTIROSOS PARA OS FUNCIONARIOS E FALSOS COM OS ENTRANHOS, FAZENDO CARIDADES PARA DIZEREM QUE SÃO BONS, E SÓ PODE FAZER PARTE DA IRMANDADE QUEM ELES ESCOLHEREM, ORA BOLAS, QUER DIZER QUE ELES ENCOLHEM QUEM DEVE SERVIR A DEUS E SER FELIZ, (RESUMINDO, SÓ SE FAZ PARTE DA COMUNIDADE QUEM FOR LADRAO, NERVOSO, FALSO, CORRUPTO, SONEGADOR.) E OS CLENTES, QUE SÓ PODEM SER PORQUE HA UMA DIFERENÇA ENTRE CRENTE E CRISTAO, QUALQUER SER QUE ACREDITE EM DEUS É CFRENTE, MAS SÓ O QUE SEGUE A CRISTO É CRISTAO. PARA AS PESSOAS QUE SAO CORRETAS, HONESTA E TEM TUDO PARA SEREM CRISTÃS, DEUS TIRARÁ DO MEIO DESTA SEITA.

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente... tá difícil ler as coisas aqui e não postar nada! Reitero cada uma das minhas palavras e ainda acrescento mais:
    1-Sou cristão, crente, evangélico, protestante e não sou membro de uma igreja "tradicional". Nunca vi nada na Maçonaria que fosse incompatível com a fé cristã;
    2-Muita gente, isto é, boa parte dos membros das igrejas evangélicas pentecostais brasileiras são MÍSTICOS, prova é o post do Anônimo(pra variar) dizendo que o mesmo tem o poder de sentir a energia das pessoas. Faça-me o favor, né! Além de mistificar tudo é analfabeto: onde, em um dicionário, existe essa palavra: "dicernissão" de espírito??? Não venha falar pra mim que na Bíblia narra sobre esse dom. Há o dom de DISCERNIMENTO de espíritos. Com certeza deve ser daqueles que se sente um friozinho na espinha é capaz de afirmar que tem espírito maligno em redor da pessoa. Outro post onde generaliza os maçons, taxando TODOS de ladrões, agressivos, mentirosos, falsos e corruptos... parabéns! Só faltou afirmar que todos os congressistas brasileiros são maçons. Ou então que todos os pastores da IURD são maçons. Os adjetivos se encaixam perfeitamente, não acha??? E, por fim, para a Samara (que a felicito pela coragem em colocar seu nome)... Me responda em qual sociedade organizada, não há líderes que governam e, por força da posição que ocupam, "sabem de tudo" e os demais, que trabalham para a continuidade de tal sociedade, mesmo sem saber de tudo que acontece nos bastidores?? A hora de agir a que você se refere no fim do seu post, digo que concordo com você, hora do povo agir, buscando conhecer, não somente sobre a Maçonaria, que é o motivo desta nossa conversa, mas principalmente, buscar conhecer a Palavra de Deus, sem misticismo, sem achismo, sem pré-conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta leitura não está lhe fazendo bem Roger, o senhor está ficando muito alterado com as respostas que recebe. Respostas estas que exprimem o pensamento das pessoas envolvidas no tema, e isso é liberdade. Assim como o senhor defende seu ponto de vista (o que significa liberdade), é natural que outras pessoas também escrevam sobre o que pensam.
      O que eu escrevo ou o que o senhor escreve não importa, porque o senhor e eu sabemos em nosso íntimo que só há uma verdade: só existe um deus, o Deus Todo-Poderoso e seu filho Jesus Cristo cujo nome é sobre todo nome, o Santo, o Salvador, o Cordeiro de Deus, o Príncipe da Paz e Rei dos reis!

      Excluir
  16. Senhores como um convicto cristão católico romano, vejo a maçonaria com fins genuinamente protestantes,como por exemplo congregar,separar numa espécie de visão fora da temática corrente.Não obstante tudo isso nos mostra o quanto os nossos autodenominados evangélicos estão fora e desconectados da sua verdadeira origem que é maçonica,portanto senhores ditos servos de Deus não agridam seus pais os maçons ,porque a biblía nos ensina que devemos respeitar nossos progenitores

    ResponderExcluir
  17. Catolicos apostolicos romanos, antes de falar mal dos evangelicos olha para dentro de sua propria putrica historia de onde se originou. Um camarada romano que mandava matar duzentas pessoas por dia (só porque não eram romanos) teve uma visão de uma santa la e mudou de opinião e fundou o catolicismo. Deus e bem claro nas escrituras que so ele deve ser adorado. Porem voces insistem em se ajoelhar perante a imagens de santos e marias etc....
    Ai voces me vem com o seguinte dizer: "Mas nós damos homenagens a pessoas muito queridas, que tiveram experiencias boas com o mundo espiritual e etc..etcc. que um dia através de devoção curou alguem de algum mal etc...etc..".

    Lembre-se : Se o caso seria dar homenagem a alguem em especial, homenagearia a Jesus que representa a todos nós perante Deus. Outra coisa Milagres até o Diabo faz, Não se engane!

    ResponderExcluir
  18. Quem têm boca fala o que quer e ouve o que não quer.

    ResponderExcluir
  19. Claro que voces não veem nada de mal na maçonaria, voces nunca se converteram ao evangelho. Adalberto

    ResponderExcluir
  20. O INFERNO TA CHEIO DAQUELES QUE DISTORCEM A PALAVRA DE DEUS,E AINDA CABE MUITO MAIS

    ResponderExcluir
  21. VOÇES PRECISA COMNHECER MAIS ABIbria deus nao fais esepisao de pesoas precisao conher ser mais a jesus enves de ficar descutino vao buscar as ovenhas que estao perdidas nas drogas ]nas prostituisao

    ResponderExcluir
  22. ou, sério mesmo, que comentário foi esse aqui de cima? o.O'

    ResponderExcluir
  23. Marcus Antonio

    Antes de julgarmos, ou opnarmos sobre os assunto que envolvem a sociedade secreta da Maçonaria precisamos entender que:

    A Maçonaria não é crime!
    Mas o preconceito e desrespeito a fé e opinião de uma pessoa é!
    CUIDADO!
    A Maçonaria é bem mais que uma simples fraternidade ou uma instituição filantrópica, pois a Maçonaria é um Religião!
    Se tem templo, tem estatuto,tem rituais p/ mim é religião!
    Se a maçonaria é uma religião satânica, eu realmente não sei, mas uma coisa eu posso afirmar com certeza:

    A MAÇONARIA NÃO É UMA RELIGIÃO CRISTÃ!

    Agora apresentarei três motivos:

    Primeiro: A Maçonaria não tem a Bíblia Sagrada como Única e exclusiva fonte ou base de fé!

    Segundo: A Maçonaria não tem o batismo nas águas para o arrependimento dos pecados e nem Santa Ceia!

    Terceiro: A Maçonaria tem práticas de fé, que são claramente condenadas pela Bíblia Sagrada, como:
    Misticismo, Exoterismo, Idolatria, Espiritismo, etc...

    Como a Maçonaria por se tratar de uma religião com práticas do paganismo, logo a Maçonaria se torna completamente oposta aos princípios da Bíblia Sagrada.
    E como a Bíblia Sagrada é considerada para os Verdadeiros Cristãos como a Única Santa e Gloriosa Palavra de Deus, a qual temos que crer e seguir a risca...
    NÃO TEM COMO UMA PESSOA SER CRISTÃ E MAÇONICA AO MESMO TEMPO!
    CRENTE MAÇONICO É INFIEL E PECADOR, assim disse São Tiago:
    "Infieis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus, e que aquele que se constitui amigo do mundo, também se constitui inimigo de Deus".

    E assim disse São João na sua primeira epístola:
    "Filhinhos, não ameis o mundo e nem o que no mundo há, aquele que ama o mundo o amor de Deus não está nele".

    COMO DISSE O PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO:
    "NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES"!

    SAI FORA DISSO POVO DE DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é o q.maçom ou cristão. si decide...

      Excluir
  24. Ual essa ai de cima falow td, queria ver um comentario marson a respeito desse ai de cima

    ResponderExcluir
  25. 1 TIMÓTEO CAP 4.1 ORA ,O ESPIRITO AFIRMA EXPRESSADAMENTE QUE, NOS ÚLTIMOS TEMPOS,ALGUNS APOSTARÃO DA FÉ,POR OBEDECEREM A ESPÍRITOS ENGANADORES E A ENSINOS DE DEMÕNIOS. POVO DE DEUS VIGIAI E ORAI ,A ORA ESTA CHEGANDO NAO A TEMPO A PERDER .CRENTES ESSA BATALHA TEM Q SER COM MUITA ORAÇAO.

    ResponderExcluir
  26. QUEM LER ADQUIRE CONHECIMENTO!

    LI A MATÉRIA E NÃO TENHO INTERESSE EM JULGAR QUEM ESTÁ CERTO OU ERRADO!
    A MELHOR COISA QUE O SER HUMANO DEVE FAZER É TER FÉ. E SE TEM FÉ QUE EXISTE UM DEUS PODEROSO, DEVE VIVER E CAMINHAR DE ACORDO COM OS ENSINAMENTOS DESTE DEUS MARAVILHOSO.
    Não sigo os ensinamento de nenhuma religião! Respeito todas!
    Eu, Gecias Martins, procuro seguir os ensinamentos do Mestre dos mestres!

    ResponderExcluir
  27. bom esta aqui o comentario maçom
    maçonaria nunca foi e nunca será religiao,ela nada mais eh do que uma fraternidade de fins filosoficos para lapidar o carater e sabedoria dos homens.
    sobre a questao do bode eh tudo bobagem nao existe sacrificio de nada nem de ninguem. o bode eh simbolizado pq vc pode contar tudo a um bode que ninguem ficará sabendo.
    sobre a biblia: nenhuma cerimonia maçonica como a demolay eh feita sem a biblia sagrada aberta sobre o altar. isso eh em respeito ao ser maior de cada um.
    pq de grande arquiteto do universo ou pai celestial para os demolays: na ordem cada um tem seu credo sem preconceito, de certa forma Deus para os cristaos e Oxala na umbanda.
    arquiteto do universo pq ele criou tudo isso e a maçonaria eh formada por construtores, que constroem um mundo melhor ajudando os outros sem receber nada em troca.
    nao eh aceito ateus judeus na maçonaria pq ateus nao acreditam em nada e judeus pq seguem juda escariotes, homem ganancioso que traiu Jesus Cristo.
    os 33 graus simbolizam a idade de cristo e a sabedoria.
    maçonaria eh reservada pq as pessoas falam coisas que nao existem por isso so entra quem tem as virtudes certas dentro do codigo maçonico que eh sempre pra fazer o bem.
    bom gente meu nome eh valmir de souza ferreira sou demolay do capitulo cavaleiros da esperança de caxias do sul
    se quiserem falar comigo procurem esse nome no facebook.
    fiquem todos com Deus

    ResponderExcluir
  28. "Adilair adianta que não aceitaria uma mudança nos estatutos da igreja para banir maçons da sua liderança. Tanto, que ele e seus colegas de diaconato que pertencem ao grupo preparam-se para, se for o caso, ingressar na Justiça, o que poderia desencadear uma disputa que tende a expor as duas partes em demanda. Eles decidiram encaminhar uma cópia da proposta do regimento ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter. “Haverá uma enxurrada de ações na Justiça se isso for adiante, não tenho dúvidas”, afirma o diácono."

    I Coríntios 6.1-8

    ResponderExcluir
  29. e falta de estudo e respeito e mesmo um grande problema. minha opniao. eu acho que antes de falar criticar devemos primeiro pesquisar olhar conhecer. curiosamente eu estive em um templo maconico e eu nao vi nada que indicasse bruxaria ou rituais satanico. e tem uma coisa escreveram ai em cima sobre a biblia eu perguntei neste dia para o macom e que base a maconaria mantem suas doutrinas ele me respondeu e me mostrou a Biblia sagrada olha nao quero agredir nimguem so acho que as pessoas ainda nao intendei o que e maconaria. de uma coisa eu tenho certeza masonaria nao e religiao vcs estao confundindo as coisas. obrigado

    ResponderExcluir
  30. Pergunto: Há possibilidade de um verdadeiro cristão obedecer a dois mestres. O Mestre Jesus que ensinou que o seu reino não é deste mundo, e o Mestre Maçon que só se preocupa com o reino deste mundo e persegue aqueles que se parecem com Jesus e são acusados de fanáticos e desequilibrados. Jesus não aceitou todos os reinos deste mundo, que é passageiro e destrutível e preferiu um reino eterno.

    ResponderExcluir
  31. É o que diz a Bíblia: Sairam do meio de nós, mas não eram dos antes, antes sendo sinagoga de satanás. Se os proprios fariseus que acusavam Jesus e os Sacerdotes que o condenaram eram maçons, vai se esperar o que. Nada de novidade, porque tudo já esta escrito. Apenas falta a volta de Cristo, o julgamento e a condenação eterna.

    ResponderExcluir
  32. Cristão é aquele que segue a Cristo, certo? Logo, todo aquele que escolhe caminhos não ensinados por Cristo e relatados na bíblia, não é cristão. A maçonaria não exalta e nem condena a bíblia, certo? Como pode uma organização, cujo fim suposto é ajuda mútua, não revelar Cristo como único e suficiente salvador, sendo que, segundo a Bíblia, isso nos basta? A Palavra de Deus nos orienta que não nos preocupemos com o que teremos para comer, beber, vestir, que tudo Ele proverá, nos capacitando. É esperado de um verdadeiro Cristão, então, que confie em seu Deus e não em homens. Como vemos, não há como se negar que há divergências entre o cristianismo e a maçonaria. E mais uma vez, a Palavra de Deus não nos deixa desamparados: " Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando" Lc 11:23 Ou seja, não adianta suavizar o termo demoníaco queridos. Pode até ter outros nomes para isso, mas esse é o mais revelador. Que a escamas do seus olhos possam ser tiradas pelo Espírito Santo, peço a Ele misericórdia de mim se em algum momento os julguei, não é para isso que estou aqui. Vim para exortar em amor que tenho pelas suas vidas. Peço também perdão pelos meu irmãos que se perdem em seus julgamentos. Que o Senhor possa nos fazer cada dia melhores, pois somente Ele é capaz disso, creiam.

    ResponderExcluir
  33. Excelente texto; claro e objetivo quanto ao tema que aborda (o crente e a maçonaria). Na realidade, percebe-se nitidamente o grande conflito que existe nesse assunto e para dirimir a questão seria primordial tolerância e conversa de ambas as partes. Todavia, por ser muito complexo e cercado de contradições, a maçonaria ainda causa dúvidas e insegurança por parte do verdadeiro evangélico. Não se pode incriminar sem provas e, para isso, é necessário estar lá dentro, participar, questionar e depois refletir e chegar a uma conclusão.

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Kátia!

    Achei essa discussão interessante. Assuntos polêmicos, porém entendo q não há possibilidades de uma pessoa q serve a Jesus ser maçon, pois jesus disse q para seguirmos ele temos q renunciarmos a nós mesmo. A maçonária nada mais é q uma piramide de interesses pessoais. Gostaria q um maçon q se diz servir a Jesus me respondesse, oq ele procura na maçonária q Jesus não possa da-lo?? Acho q as coisas de Deus para quem o conhece são simples!

    ResponderExcluir
  35. Primeiramente quem conhece a maçonaria de verdade sabe o deus que eles cultua , mas aqui eu estou lendo várias opniôes e respostas sem fundamentos , todos deveriam saber que DEUS nâo se mistura com o pecado e nem os seus servos verdadeiros se mistura com outros deuses ...

    ResponderExcluir
  36. Isso é verdade mesmo na maçonaria eles trabalha com coisas oculta uma sociedade e uma boa parte do que ele falou é verdade.

    ResponderExcluir
  37. Abrindo parênteses, atualmente muitas igrejas heréticas (onde apenas interessa um grande rol de vítimas enganadas) e supostos filhos de Deus estão valorizando muito um livro herético de Rick Warren com o título de Uma Vida com Propósitos. Onde o autor declara que seguiu 15 traduções diferentes de "Biblias". Isto é prova incontestável que se apoiou também em falsas traduções, ou seja, em "Bíblias" ao gosto do Diabo. Para mais detalhes pesquisar na Internet: Rick Warren - Uma Vida com Propósitos - Teóphilo Noturno. O livro tem muitas mentiras e nós sabemos quem é o "pai da mentira". A Bíblia NÃO ensina que Deus levará 40 dias para preparar pessoas para que O sirvam, pois, por exemplo, os 40 dias do Dilúvio foram de julgamento; e assim por diante. O livro introduz conceitos antibíblicos (satânicos) de filosofia oriental como a meditação, semelhantes ao da Nova Era. Uma teologia da prosperidade, que agrada a muitos hereges, como os maçons. Mas, amigo leitor, prepare-se para a "bomba": Rick Warren é um satânico maçom illuminati. Como prova pesquise na Internet: Mapeamento Espiritual: Desmascarando Rick Warren. Em geral a Humanidade sente "coceira" nos ouvidos por heresias, como idiotas (que "engolem a isca, o anzol, a linha e a vara toda"). Já o meu livro, que ensina como se libertar do Diabo não desperta interesse. Vamos aguardar o Tribunal de Cristo e o Juízo Final. Deus sempre dá direito ao livre arbítrio. Ninguém terá desculpas de que não foi alertado com meu livro e com este meu blog.

    Um dos maiores satanistas do mundo que fazem sucesso em cima da "maldição de Toronto" é o adorado semi-deus Benny Hinn, que declarou que Jesus Cristo assumiu a natureza de Satanás (onde está escrito isto na Bíblia?). E que no seu livro: "Bom Dia, Espírito Santo", na versão original em inglês, página 56, chegou ao cúmulo da blasfêmia de dizer que o Espírito Santo IMPLOROU para que Hinn ficasse mais 5 minutos em Sua presença, isto é, Hinn "se acha" superior ao Espírito Santo. Mas ainda existem incautos pensando que isto não é blasfêmia contra o Espírito Santo, sem direito a perdão. Pesquise na Internet: conheça benny hinn. Mas cuidado porque com tais palavras de pesquisa também aparecem filhos do Diabo bajulando Benny Hinn. Possivelmente quando Hinn percebeu que blasfemou contra o Espírito Santo possa ter ficado revoltado contra Deus, fazendo pacto com o Diabo, enganando os incautos. O mais triste é que tais incautos "masoquistas" estão "entrando pelo cano" junto com Benny Hinn.

    Possivelmente o maior líder maçônico do mundo e de todos os tempos tenha sido Albert Pike (pesquisar no Google: Maçonaria, o Braço Direito do Diabo) que deu a seguinte instrução para os chefões mundiais da maçonaria: "Para vocês, Soberanos Grandes Inspetores Gerais, nós dizemos isto, que vocês podem repetir para os irmãos dos graus 32, 31 e 30: a Religião Maçônica deve ser, por todos nós iniciados nos altos níveis, mantida na pureza da Doutrina Luciferiana". Que é o Diabo, Satanás. Durma com um barulho desses! Quem quiser ficar rico na maçonaria torna-se refém do Diabo, entrando em tremenda cilada satânica, em caminho de morte. Onde tiver maçom ou adepto de outra sociedade secreta meu livro não vende, porque o Diabo odeia escatologia que instrui o povo.

    Parágrafos do blog: WWW.laurohenchen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Boa noite...
    Maçom e igreja não combinam...
    Primeiro, o maçom, quando entra na sua LOJINHA, faz um juramento, ora, Jesus diz que não devemos jurar por coisa alguma.
    Segundo, os maçons não se chamam de irmãos, mas de bodes, pergunto, quem é o bode ?? O bode é uma afronta ao espírito santo.
    Terceiro, eles não acreditam em Jesus, o seu deus se chama gadu. Quem é gadu ???

    ResponderExcluir
  39. cara nao sei oq e mazonaria,mais tive entro os dois lados e so digo q isso nao fale apena Deus ea salvação

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, volte sempre!
Ajude-nos a divulgar o Açai Azedo.

Scroll to top